quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Imperfeita

É linda, é gostosa, é até inteligente. Mas é uma chata e está longe de ser perfeita...
 

Os seios e o café

Se você abrir a página de "ciências" dos jornais e revistas, vai encontrar milhares de matérias sobre as mais inusitadas pesquisas envolvendo alimentos. Em uma, tomate cura câncer, em outro tomate demais provoca câncer nos rins. Aqui, cebola pode fazer bem ao cabelo, ali cebola pode provocar calvície. Acolá, brócolis é excelente para a pele, noutra matéria brócolis provoca espinha... O melhor a fazer é, como em tudo na vida, manter o equilíbrio. Não sou adepta de nenhum modismo quando o assunto é comida: como de tudo e de tudo um pouco. E bebo, claro, meu cafezinho. Sobre esse, já disseram que é excitante demais, já afirmaram que faz bem para o cérebro, já juraram que pode provocar câncer e já comprovaram que é um poderoso anticancerígeno. Alheia às polêmicas, tomo meu café e me rendo a outro dos meus muitos vícios, o cigarro - sim, sei que sou old fashion em muitos aspectos. Hoje me deparei com mais uma importantíssima notícia sobre meu companheiro, o cafezinho:  
 


Um estudo sueco sugere que o consumo de café em excesso pode provocar uma diminuição no tamanho dos seios de algumas mulheres.A pesquisa publicada na revista científica British Journal of Cancer indica que a diminuição ocorre por conta de Um estudo sueco sugere que o consumo de café em excesso pode provocar uma diminuição no tamanho dos seios de algumas mulheres. A pesquisa publicada na revista científica British Journal of Cancer indica que a diminuição ocorre por conta de uma variação genética que atinge cerca de 50% das mulheres e apenas entre aquelas que tomam três ou mais xícaras de café por dia e não usam pílulas anticoncepcionais. Segundo o estudo, a mutação genética seria a responsável pela relação entre o consumo de café e o tamanho dos seios por afetar os hormônios femininos. Uma das explicações oferecidas pelos cientistas é de que o café contém estrogênios que poderiam afetar diretamente os hormônios das mulheres e causar um impacto no tamanho dos seios. "Beber café pode ter um impacto grande no tamanho dos seios", disse a coordenadora do estudo, Helena Jernstrom, da Universidade de Lund, na Suécia.

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram 300 mulheres que não tomavam pílulas anticoncepcionais e não tinham histórico de câncer. Entre elas, 50% possuíam a variante genética. Durante dez anos, as voluntárias responderam questionários periódicos sobre consumo de café, uso de contraceptivos e hábitos como o fumo, por exemplo.Além disso, os pesquisadores mediram os níveis hormonais e o tamanho dos seios das mulheres. Os seios foram medidos como se fossem pirâmides - multiplicando o tamanho da base e das laterais para indicar o volume. Ao final da pesquisa, os cientistas observaram que as mulheres com a variação genética e que tomam uma quantidade moderada ou alta de café (pelo menos três xícaras por dia) apresentaram uma diminuição no tamanho dos seios. No entanto, os pesquisadores alertam que as mulheres que bebem café não precisam se preocupar porque a diminuição não é repentina e não fará com que os seios percam todo o volume.
 
Ah, bom! Nos tranquiliza a última conclusão, não há risco dos seios simplesmente desaparecerem! Como não sou adepta dos estepes de borracha, me resta a felicidade de saber que não faço parte dos 50% com a tal variante genética. O tempo passa e os seios continuam bem, obrigada.

Poesia e maconha

A responsabilidade de ser referência para cinco filhos e três netos não impediu uma mulher de 39 anos de ingressar para o mundo das drogas e ainda fazer apologia ao uso da maconha. Ela e a irmã, de 33, foram presas no início da tarde desta quinta-feira, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, suspeitas de tráfico de entorpecentes. Segundo o cabo Ronildo Ângelo, do 40º Batalhão da Polícia Militar, as duas mulheres foram detidas durante um patrulhamento feito na região do bairro Savassi, conhecido em Neves pela presença do tráfico. As duas irmãs confirmaram que estavam comercializando as drogas. Com elas foram apreendidos 150 gramas de maconha. No momento em que foram presas, as mulheres estavam sob efeito das drogas e escreviam cartas. Em uma delas, segundo o cabo Ângelo, a mais velha fazia apologia ao uso da maconha, brincando em um verso com a mudança de cor que acontecia em seus olhos, que são verdes, por causa do uso do entorpecente.