terça-feira, 25 de novembro de 2008

APARÊNCIA E DIETA DOMINAM BLOGS

 
Veja como somos imperfeitas, tudo o que queremos, afinal e no fim das contas, é ser mais magra...
 
Levantamento do IBOPE Inteligência realizado para o site MinhaVida.com.br  mostrou que comunidades menores apresentam elevado índice de atividade
 
O trabalho analisou mais de uma centena de blogs e 760 comunidades no Orkut, buscando identificar os temas que despertavam maior interação entre os usuários e os formadores de opinião sobre o assunto. "Verificamos que os maiores níveis de atividade não estão nas comunidades de maior porte, mas sim nas voltadas para temas específicos, como dietas, que chegam a apresentar um volume médio de mais de 120 comentários por postagens em alguns casos", afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do IBOPE Inteligência.
 
Segundo o IBOPE, as comunidades sobre "emagrecimento" predominam na categoria saúde e apresentam uma intensidade no fluxo de comentários maiores que os verificados nas que se propõem a discutir o conceito de vida saudável. O trabalho detectou, também, um elevado número de links recíprocos entre elas, mostrando que as pessoas interessadas em dicas de emagrecimento freqüentam várias simultaneamente, fazendo com que elas ocupem posições centrais dentro da rede, conforme a figura abaixo.

"No que se refere aos links entre as comunidades sobre bem-estar do Orkut, é possível perceber um alto grau de conexão. Grande parte de seus membros participam simultaneamente de várias comunidades do mesmo assunto, o que nos leva a um tipo específico de indivíduo, mais preocupado com a aparência, a forma física e as questões relacionadas à beleza e à imagem que pretende passar para os outros à sua volta do que com questões efetivas de saúde", observa Coutinho.
 
Outras conclusões do estudo:
 
.         No caso das comunidades do Orkut em que há elevado nível de discussão (em geral, as menores em termos de número de membros), os temas mais recorrentes giram em torno de:
.         Experiências pessoais sobre dietas
.         Trocas de informações sobre o tema (notícias, opiniões de senso comum etc).
.         Incentivos mútuos às iniciativas dos membros
.         Já no caso dos membros que utilizam as comunidades do Orkut como rótulos para que seus amigos os identifiquem a um determinado estilo de vida ou a uma determinada atitude, são comunidades com pouca atividade, apesar do grande número de membros.
.         As informações que circulam nas comunidades do Orkut, pela própria natureza do ambiente on-line em um contexto colaborativo, são passíveis de imprecisões. Apesar disso, seus usuários parecem utilizá-las de maneira indiscriminada. Um caso específico é o de comunidades de anoréxicas e bulímicas, que trocam "receitas" e "dicas", inclusive com o uso de medicamentos sem prescrição médica.
 
 

5 comentários:

  1. Ei moça, isto me interessa; não as dietas, mas as pesquisas de perfil. Você não deu link...


    (e, cá pra nós, deve ser uma pesquisinha bem fajuta, pra encontrar esses resultados e não sacanagem em primeiríssimo lugar... rsss)

    ResponderExcluir
  2. Vou procurar o link e ponho. recebi do jeito que veio, assim mesmo meio pela metade...

    ResponderExcluir
  3. Nada de link, caboclo...
    Veio só o resuminho, querendo mais, terás que comprar. Só tenho o contato da turma lá no Ibope:

    Informações para imprensa
    Ketchum Estratégia - Assessoria de Imprensa do IBOPE
    Paulo Pamplona, Geninha Moraes e Regiane Zanatta
    Fone: (11) 5096-4334 ramal 174, 218 ou 237
    Paulo.pamplona@ketchum.com.br
    Geninha.moraes@ketchum.com.br
    Regiane.zanatta@ketchum.com.br

    Comunicação Institucional IBOPE
    Cláudia Jardim, Taís Bahov e Valéria Segato
    Fone(s): 3066 7987, 3066 7890 ou 3066 1686
    claudia.azambuja@ibope.com.br
    tais.bahov@ibope.com.br
    valeria.segato@ibope.com.br

    ResponderExcluir
  4. Thanks, gatona.

    (vou por na conta do novo Verbo... rsss)

    ResponderExcluir
  5. Olha só, a mulher de mil vidas e blogs. Te achei.

    Sabe que às vezes eu acho que pensamos que se lermos muito, falarmos muito, sobre o mesmo assunto, poderemos mudar. Eu compro todo mês a revista Vida Simples. Parece que se ela estiver na minha mão eu tenho mais chances de ter uma vida mais simples, sossegada...nadica de nada.

    Acho que é isso, falando de emagrecer, emagrecemos. E os blogs de viagens, será que viajamos?

    Bjs Lu

    bom te encontrar de novo na ativa. Vc sempre faz falta.

    ResponderExcluir